agrolemos

Gir

Gir é uma raça de gado bovino originária do sul da Ãndia, a raça Gir é uma raça mista, produtora de carne e com Ã³tima aptidão leiteira, é uma raça muito utilizada nos cruzamentos leiteiros no Brasil.

É a única raça puro sangue com os chifres voltados para baixo e para trás e com crânio ultraconvexo no mundo. Segundo a biotipologia, essa ultraconvexidade craniana indica pujança de carne no posterior.

A coloração popular é a de fundo claro (branco sujo) com pintas avermelhadas (chitas), ou de fundo vermelho com pintas chitas, variando por vários tons entre amarelo e vermelho-escuro. Na índia existe a coloração negra, mas é exceção, tanto quanto a coloração branca total. As orelhas são pendulosas, iguais a uma folha seca, formando uma dobra característica na extremidade, voltando para dentro (gavião). Não se admite marcas de despigmentação nas partes que recebem sol, e tão pouco a coloração negra. Os chifres são voltados para fora, para baixo e para trás. O perfil é ultraconvexo. Lateralmente os olhos são alinhados com a base dos chifres, característica essa considerada fundamental na Ãndia.



voltar voltar

Copyright (c) 2007. Todos Direitos Reservados. Desenvolvido por Ydeal Tecnologia.